SINBIESP DENUNCIA
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  Notícias  //  Denuncias
SINBIESP DENUNCIA
SINBIESP DENUNCIA SECRETÁRIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

 

SINBIESP DENUNCIA CRIMINALMENTE AO MINISTÉRIO PUBLICO E CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA A SECRETÁRIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, DIRETORA E PROFESSORES POR EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO.

 

O SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO protocolou denúncia (REPRESENTAÇÃO CRIMINAL) em face da Sra. Secretária Municipal de Educação e em face da Sra. Diretora de Orientação Técnica do mesmo órgão, bem como em face de TODOS os PROFESSORES ORIENTADORES DE SALAS DE LEITURA que fazem parte do Projeto Piloto INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO DAS SALAS DE LEITURA”.

Baseada em solicitação da Diretora de Orientação Técnica, a Sra. Secretária Municipal de Educação baixou comunicado no qual convocou os Professores Orientadores de Salas de Leitura que fazem parte do Projeto acima referido a “ORGANIZAR O ACERVO DAS SALAS DE LEITURA DAS U. Es (CEUs) por meio do Sistema Biblioteca/Sala de Leitura”. Pelo teor do Comunicado, a Secretaria Municipal de Educação não só tem um projeto que viola a lei do bibliotecário, mas, pior ainda, está proporcionando “treinamento” para o exercício ilegal de profissão por parte dos professores municipais, o que não se pode admitir.

O art. 47 da LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS é claro ao punir o EXERCÍCIO ILEGAL DE PROFISSÃO, motivo por que o sindicato requer a abertura de inquérito para apurar as ilegalidades praticadas pelos professores, bem como para apurar a responsabilidade das chefias acima indicadas, que – por meio do Comunicado referido – estão a INCENTIVAR E PROMOVER O EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO DE BIBLIOTECÁRIO.

O SinBiesp também encaminhou ao CRB-8 cópia da referida denuncia para que a fiscalização esteja atenta e faça o flagrante do exercício ilegal de profissão.

 

COMUNICADO Nº 1.116, DE 28 DE JUNHO DE 2012

 

A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora de Orientação Técnica, CONVOCA os Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL), que fazem parte do Projeto Piloto: “Informatização do acervo das Salas de Leitura”.

 

JUSTIVICATIVA: 

 

- o disposto no Decreto nº 49.731, de 10 de julho de 2008, que dispõe sobre a criação das Salas e Espaços de Leitura;

- a Portaria 5.637, de 02 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a organização das Salas e Espaços de Leitura nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino;

- a necessidade de garantir ações de formação continuada para os Educadores da RME;

- a necessidade de contribuir com a organização e informatização do acervo, de modo que possa ser utilizado com maior autonomia, otimizando e democratizando o acesso aos livros por toda a comunidade educativa das U.Es. por meio do Sistema Biblioteca/Sala de Leitura.

 

 

OBJETIVO 

 

Organizar e informatizar do acervo das Salas de Leitura das U.Es. por meio do Sistema Biblioteca/Sala de Leitura.

 

 

CONTEÚDOS: 

 

- Apresentação da tabela de classificação por cores, baseada na Classificação Decimal de Dewey;

- Apresentação geral sobre o sistema em linhas gerais, explorando os itens: cadastros, acompanhamentos de movimentações e relatórios que podem ser gerados pelo sistema;

- Atividade prática no Laboratório de Informática, com acesso dos professores ao ambiente Sistema Biblioteca/Sala de Leitura.

 

 

METODOLOGIA: 

 

- Discussão de temas relacionados à implantação da organização e informatização do acervo das Salas de Leitura;

- Colaboração dos participantes na reflexão e troca de experiências.

- Atividade prática no sistema de informatização do acervo.

PÚBLICO ALVO: 

Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL) que participam do Projeto Piloto “Informatização do acervo das Salas de Leitura” e Assistentes Técnicos de Educação da DRE, responsáveis pela formação dos POSLs.

Regina Célia Lico Suzuki

Diretora de Orientação Técnica

 

Célia Regina Guidon Falótico

Secretária Municipal de Educação

 

LOCAL:

 

SME – Prédio da CONAE - Rua Diogo de Faria 1.247 – sala 302 – Vila Clementino.

 

 

DATA 

 

Dia 2 de julho de 2012.

 

 

HORÁRIO: 

 

Das 9h00 às 16h00

 

ÁREA PROMOTORA RESPONSÁVEIS E SME/DOT- Sala e Espaço de Leitura/MSTECH.

 

Publicado no DOC de 29/06/2012 pagina 71

 

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080